Unificados Pop Rua

Quem Somos

O Coletivo Unificados PSR foi fundado por vários grupos que trabalham com pessoas em situação de rua no ano de 2016, com a ideia inicial de compartilhar informações sobre os dias que cada grupo distribuía alimentos e onde existiam pessoas em situação rua, para não repetirmos local e dias durante a semana.

Realizamos um cadastro e montamos um calendário comum, no qual conseguimos dividir melhor as organizações pelos dias da semana e locais para não nos sobrepormos nas ações.

Com essa organização, conseguimos contribuir nas ações e eventos uns dos outros e partilhar doações excedentes de doações. O que sobrava em um, completava no outro projeto.

Sentimos a necessidade de atuar com políticas públicas para essa população, para realizar o controle social, pressionando o Poder Público a debater e construir políticas mais eficazes para a população em situação de rua. Realizamos atos públicos e provocamos debates em audiências públicas para trazer visibilidade à causa dessas pessoas tão marginalizadas. Hoje, tanto o coletivo quanto organizações integrantes participam de espaços de construção de políticas públicas.

E assim vínhamos fortalecendo a rede até a chegada do COVID-19 nos pegar de surpresa.

Devido a Pandemia, quase todos os grupos de trabalho voltados para a População de Rua suspenderam suas atividades.

No entanto, visando não deixar esta população ainda mais desassistida, o coletivo montou uma ação estratégica e emergencial chamada Todos pela rua.

A ação foi executada em várias frentes de distribuição de comida e oferta de higienização em dois espaços fixos e de forma itinerante pela Região Metropolitana do Recife. No antigo Liceu de Artes e Ofícios, cedido pela UNICAP, montamos um ponto de higienização que oferta banhos, roupas limpas, alimentação, atendimento em saúde e jurídico, possuindo uma lavanderia própria para receber e lavar as roupas doadas. No Armazém do Campo, em parceria com a Frente Brasil Popular e a Arquidiocese de Olinda e Recife, montou-se uma cozinha industrial e uma estrutura para distribuição de refeições que eram consumidas no local ou de forma itinerante pela cidade, chegando a serem distribuídas 3.500 (três mil e quinhentas) refeições por dia, em plena pandemia.

Hoje, o antigo Liceu manteve-se como um espaço colaborativo em que vários grupos atuam. Voluntários do próprio coletivo ou de outros grupos trabalham bastante para oferecer atendimentos diários com café da manhã, banho, doação de roupas limpas e kits de higiene, atendimentos em saúde e jurídicos, além de cursos de capacitação e oficinas de arte, dança e pintura.

Seja um voluntário(a)

Para ser voluntário(a) é só preencher o link abaixo que a gente entra em contato!

Cadastre-se Aqui!